ENEM: Cerca de 95 mil candidatos zeraram a redação, segundo o INEP



Especialista dá dicas para um texto nota mil; confira

O Enem passou e com ele a oportunidade de muitos estudantes ingressarem no seu curso dos sonhos. Dados divulgados pelo Instituto de Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) revelam que cerca de 28.408 candidatos zeraram a redação por fuga ao tema do Exame Nacional do Ensino Médio de 2021. A produção do texto tem grande peso na nota final do exame e, por esse motivo, não pode ser ignorada.  

Para não cometer esse grave erro novamente, o professor do Reciclagem Educacional Pedro Lima separou algumas dicas para os estudantes tirarem nota 1000 na redação do Enem. Confira:

1) Constância leva à perfeição! Aqui na Reciclagem, vemos a redação como um processo, não como um produto. Por essa razão, é importante que você, futuro aprovado, faça um texto semanalmente e revise todos os pontos que foram sinalizados na correção.

2) Revisão de aspectos gramaticais. A gramática talvez seja um dos assuntos mais deixados de lado pelos alunos quando se preparam para o ENEM. Como não há uma cobrança explícita dessa disciplina, não há a dedicação necessária. Quem estuda gramática sai na frente. Os aspectos linguísticos são criteriosamente analisados na avaliação e, por isso, é fundamental estar com eles em dia! Revise sempre a pontuação, concordância, regência, acentuação… Assim, a competência deixará de ser um problema.

3) Planejamento é tudo! É muito importante que você organize seu texto de forma estratégica, a fim de, desde a introdução, já deixar claro seu posicionamento e seus argumentos.

4) Desde o início da sua preparação, construa seu caderno de repertórios socioculturais. Utilizar conhecimentos de outras áreas aprofunda sua percepção do mundo e do tema da redação. Lembre-se de que tudo é válido: filmes, séries, conceitos das ciências exatas e humanas, fatos históricos, músicas… É aqui que você vai aplicar tudo que aprendeu ao longo da sua formação.

5) Já fez sua listinha de conectivos? Aluno nota 1000 domina os articuladores textuais! Quanto mais bem aplicados os conectivos, mais fluido se torna o texto, de modo a potencializar a clareza da sua construção argumentativa.

6) Não existe redação do ENEM sem resolução de um problema! Foque nos elementos válidos e garanta a nota máxima na competência. Vamos relembrá-los? Agente, ação, modo/meio, efeito e detalhamento


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem