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| Infraestrutura de rodovia em concreto é adotada nos Estados Unidos, países da Europa e na China - Crédito: ABCP | 
Por Juliana Carnevalli - Agência Cora Coralina
      Goiás será o primeiro estado do Centro-Oeste a ter uma rodovia        estadual de concreto, uma das infraestruturas viárias mais        modernas do mundo. O perímetro urbano da GO-210, em Rio Verde,        será substituído nos dois sentidos por via duplicada com pavimento        rígido, que tem durabilidade superior a 20 anos.
      A infraestrutura é adotada nos Estados Unidos, países da Europa        e na China.
      A expansão e qualificação da infraestrutura viária garante o        tráfego seguro e rápido de cargas pesadas em uma região        estratégica do estado, reconhecida nacionalmente pela alta        produtividade de grãos. O trecho em pavimento rígido vai garantir        ainda a economia de recursos públicos, tanto na construção quanto        na manutenção.
      Rodovia estadual de concreto
      A execução é de responsabilidade da Agência Goiana de        Infraestrutura e Transportes (Goinfra), com investimento superior        a R$ 60 milhões do Fundeinfra. A empresa contratada iniciará a        mobilização, com a implantação de canteiro e contratação de        trabalhadores.
      Posteriormente, serão iniciados o levantamento topográfico e os        serviços de limpeza, implantação de dispositivos de drenagem e        obras de terraplanagem, seguindo os padrões internacionais.
      O material asfáltico pré-existente na composição da nova pista        será aproveitado com o uso de placas de concreto de Cimento        Portland (PCS), capazes de suportar o tráfego intenso de veículos        pesados. Além disso, o pavimento possui maior atrito com os pneus,        favorecendo ações de frenagem.
      O primeiro trecho a receber o pavimento rígido terá 6,5        quilômetros. O Governo de Goiás vai adotar o modelo de        pavimentação em outras regiões do estado.
    
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