BRB

Ricardo Ayres cobra da ANA monitoramento rigoroso da qualidade da água do Rio Tocantins durante temporada de praias

Em resposta a um apelo dos prefeitos da região do Bico do Papagaio, o deputado federal Ricardo Ayres (Republicanos/TO) exigiu da Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) a continuidade e o reforço do monitoramento da qualidade da água do Rio Tocantins até o encerramento da temporada de praias.

 
 Foto: Vinicius Rocha

 A medida inclui medições semanais e a divulgação pública dos dados, com o objetivo de garantir mais segurança aos banhistas e transparência à população.

O pedido foi formalizado durante reunião realizada nesta terça-feira, dia 29, com o diretor-geral da ANA, Marcelo Medeiros. Também participaram do encontro a superintendente de Estudos Hídricos e Socioeconômicos, Ana Paula Fioreze, a coordenadora de Qualidade de Água e Enquadramento, Ana Paula Montenegro, e a assessora especial de Assuntos Parlamentares, Tathiana Noleto.

A preocupação do parlamentar ganhou força após o desabamento da ponte Juscelino Kubitschek — que conecta os municípios de Aguiarnópolis (TO) e Estreito (MA) —, acidente que resultou na queda de três caminhões no leito do rio. Os veículos transportavam, juntos, 76 toneladas de ácido sulfúrico e 22 mil litros de defensivos agrícolas.

Segundo informações técnicas da ANA, os tanques contendo os produtos químicos seguem submersos. Devido à vazão elevada do rio, estimada atualmente em cerca de três mil metros cúbicos por segundo, a remoção segura do material ainda não foi viabilizada. Algumas bombonas já percorreram mais de 300 quilômetros em direção ao sul do Estado.

Apesar da gravidade do incidente, a ANA afirmou que todas as análises realizadas até o momento indicam que a qualidade da água do Rio Tocantins permanece dentro dos parâmetros de segurança. Ainda segundo a agência, a maioria dos recipientes segue intacta, sem vazamentos, o que tem evitado um impacto ambiental mais severo.

“A nossa prioridade é garantir que as famílias que frequentam as praias do Tocantins possam aproveitar a temporada com segurança e tranquilidade. Estamos vigilantes e cobrando providências para proteger nosso Rio Tocantins”, declarou Ayres.

A ANA já vinha atuando em conjunto com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) no monitoramento da área. Com a solicitação do deputado, a expectativa é de que o controle passe a ser ainda mais rigoroso e que os dados coletados sejam divulgados periodicamente, assegurando o direito da população à informação.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem