Estreante no evento, microfranquia de oficina de instrumentos musicais móvel, marca presença oferecendo opção de baixo investimento para apaixonados por música
A Torky, 1ª microfranquia de oficina de instrumentos musicais móvel, participa pela primeira vez da ABF Franchising Expo, que acontece entre os dias 25 e 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, considerado a maior feira de franquias do mundo, oferece diversas oportunidades de negócios, além de reunir as principais redes do Brasil, que utilizam o espaço para apresentar suas novidades para quem busca empreender.A franquia, fundada em 2003, nasceu através de Paulo Torquato, que trabalhava como vendedor em uma loja de instrumentos musicais. Nesse período, percebeu que muitos instrumentos novos chegavam com problemas de regulagem, o que dificultava suas vendas. Para resolver isso, passou a realizar pequenos ajustes por conta própria — e o resultado foi imediato: os instrumentos vendiam muito mais. Com o tempo, os próprios clientes começaram a procurá-lo não só para comprar, mas para realizar manutenções. A demanda cresceu tanto que ele já não conseguia conciliar as duas funções. Foi então que tomou uma decisão ousada: pediu demissão e iniciou o negócio.
Durante o evento, a Torky apresenta seu modelo de baixo investimento: o Case Torky — uma bag reparadora de instrumentos musicais que inclui 50 ferramentas com valor de investimento de R$ 18.800,00. Com ela, o franqueado realiza cerca de 70 tipos de serviços, como regulagem, troca de trastes, limpeza, blindagem, troca de captadores e revisão elétrica, atendendo in loco em escolas, igrejas e estúdios, por exemplo.
“A crescente valorização da música, tanto em cursos presenciais quanto online, impulsiona nossa expansão. Além de prestarmos serviços para clientes finais e governos, atuamos com franquias e projetos de educação musical. Um deles é o Alfabetizando com a Música, voltado para escolas públicas e privadas, que integra aprendizado pedagógico, musical e emocional para crianças de 2 a 11 anos. Para o público acima de 12 anos, desenvolvemos outros projetos musicais. Nossa meta é saltar de 5 para 15 unidades em 2025, incluindo novos mercados como Paraná, Minas Gerais e interior paulista”, pontua Márcia Gregini, sócia da Torky, que contará com um espaço dentro do stand do Sebrae.
Mercado em crescimento
Segundo a Associação Nacional da Indústria da Música (Anafima), o mercado musical brasileiro movimenta aproximadamente R$ 13,3 bilhões anuais em seus quatro principais segmentos (instrumentos musicais, fonográfico, shows e eventos, arrecadação de direitos autoriais). O mercado de instrumentos musicais movimenta R$ 2,83 bilhões, resultado puxado principalmente pela venda de guitarras, baixos e baterias.
De acordo com levantamento da Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2024), o país possui 47 milhões de brasileiros envolvidos com um negócio (incluindo os formais e informais). A taxa de empreendedorismo atingiu o maior patamar dos últimos quatro anos saltando de 31,6% para 33,4% em 2024. Por fim, dados do Sebrae apontam que foram abertas mais de 4,15 milhões de PMEs no ano passado, um crescimento de mais de 10%.
Atualmente, a Torky conta com franqueados em São Paulo (Centro), Santana de Parnaíba, Itatiba, Jundiaí e Belo Horizonte (MG), além da matriz, que fica em Mogi das Cruzes.