Torky participa da ABF Franchising Expo 2025

Estreante no evento, microfranquia de oficina de instrumentos musicais móvel, marca presença oferecendo opção de baixo investimento para apaixonados por música

A Torky, 1ª microfranquia de oficina de instrumentos musicais móvel, participa pela primeira vez da ABF Franchising Expo, que acontece entre os dias 25 e 28 de junho, no Expo Center Norte, em São Paulo. O evento, considerado a maior feira de franquias do mundo, oferece diversas oportunidades de negócios, além de reunir as principais redes do Brasil, que utilizam o espaço para apresentar suas novidades para quem busca empreender. 

A franquia, fundada em 2003, nasceu através de Paulo Torquato, que trabalhava como vendedor em uma loja de instrumentos musicais. Nesse período, percebeu que muitos instrumentos novos chegavam com problemas de regulagem, o que dificultava suas vendas. Para resolver isso, passou a realizar pequenos ajustes por conta própria — e o resultado foi imediato: os instrumentos vendiam muito mais. Com o tempo, os próprios clientes começaram a procurá-lo não só para comprar, mas para realizar manutenções. A demanda cresceu tanto que ele já não conseguia conciliar as duas funções. Foi então que tomou uma decisão ousada: pediu demissão e iniciou o negócio.

Durante o evento, a Torky apresenta seu modelo de baixo investimento: o Case Torky — uma bag reparadora de instrumentos musicais que inclui 50 ferramentas com valor de investimento de R$ 18.800,00. Com ela, o franqueado realiza cerca de 70 tipos de serviços, como regulagem, troca de trastes, limpeza, blindagem, troca de captadores e revisão elétrica, atendendo in loco em escolas, igrejas e estúdios, por exemplo.

“A crescente valorização da música, tanto em cursos presenciais quanto online, impulsiona nossa expansão. Além de prestarmos serviços para clientes finais e governos, atuamos com franquias e projetos de educação musical. Um deles é o Alfabetizando com a Música, voltado para escolas públicas e privadas, que integra aprendizado pedagógico, musical e emocional para crianças de 2 a 11 anos. Para o público acima de 12 anos, desenvolvemos outros projetos musicais. Nossa meta é saltar de 5 para 15 unidades em 2025, incluindo novos mercados como Paraná, Minas Gerais e interior paulista”, pontua Márcia Gregini, sócia da Torky, que contará com um espaço dentro do stand do Sebrae. 

Mercado em crescimento 

Segundo a Associação Nacional da Indústria da Música (Anafima), o mercado musical brasileiro movimenta aproximadamente R$ 13,3 bilhões anuais em seus quatro principais segmentos (instrumentos musicais, fonográfico, shows e eventos, arrecadação de direitos autoriais). O mercado de instrumentos musicais movimenta R$ 2,83 bilhões, resultado puxado principalmente pela venda de guitarras, baixos e baterias. 

De acordo com levantamento da Monitor Global de Empreendedorismo (Global Entrepreneurship Monitor – GEM 2024), o país possui 47 milhões de brasileiros envolvidos com um negócio (incluindo os formais e informais). A taxa de empreendedorismo atingiu o maior patamar dos últimos quatro anos saltando de 31,6% para 33,4% em 2024. Por fim, dados do Sebrae apontam que foram abertas mais de 4,15 milhões de PMEs no ano passado, um crescimento de mais de 10%. 

Atualmente, a Torky conta com franqueados em São Paulo (Centro), Santana de Parnaíba, Itatiba, Jundiaí e Belo Horizonte (MG), além da matriz, que fica em Mogi das Cruzes. 


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem