HMB promove semana dedicada à saúde mental no Setembro Amarelo

Ações reforçaram o cuidado emocional e valorizaram colaboradores de todos os turnos e setores

O Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) promove ações de saúde mental durante o Setembro Amarelo, envolvendo colaboradores e pacientes em atividades

Atenção com o próximo, diálogo e empatia ditaram o ritmo dos eventos organizados pela unidade. (Foto: Maria Eduarda Oliveira/ IMED).


Em alusão ao Setembro Amarelo, o Hospital Municipal da Brasilândia (HMB) – AdibJatene, unidade da Prefeitura de São Paulo administrada pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (IMED), realizou uma semana especial de atividades voltadas à promoção da saúde mental. A programação envolveu pacientes, visitantes e, principalmente, os colaboradores, reforçando a importância de cuidar de quem, diariamente, dedica atenção à saúde do próximo.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o Brasil apresenta uma das maiores taxas de transtornos de ansiedade do mundo e registra cerca de 14 mil mortes por suicídio por ano, o que equivale a uma média de 38 por dia.

“Levamos muito a sério a questão do cuidar de quem cuida. As pessoas que estão bem conseguem oferecer um atendimento mais adequado e humano, por isso priorizamos ações que valorizam nossos colaboradores. Ao envolver funcionários, pacientes e acompanhantes em um mesmo contexto, aproximamos ainda mais a equipe da comunidade”, destacou Getro Padua, diretor do HMB.

Programação especial

As ações ocorreram ao longo de quatro dias e contemplaram todos os plantões, do dia e da noite, garantindo a participação de diferentes equipes. Entre os destaques, houve a blitz “Todos pela Vida”, realizada logo nas primeiras horas da manhã, o lançamento da Árvore Juntos Pela Vida, rodas de conversa com foco no diálogo aberto sobre emoções, sessões de meditação guiada, momentos de fé e gratidão, práticas de arteterapia, divulgação de guias de autocuidado, ginástica laboral, estação do chá e murais de mensagens positivas espalhados em pontos estratégicos do hospital.

“Todas as atividades são fundamentais dentro dos ambientes de trabalho, especialmente em instituições de saúde, onde a pressão emocional é constante. Cada ação, por menor que pareça, pode fazer uma grande diferença na vida de alguém”, ressaltou Patrícia Milan, psicóloga organizacional da unidade.

 

Cuidado e prevenção

Com mais de 1200 trabalhadores, o hospital busca, com atividades periódicas, fortalecer vínculos entre os profissionais e ampliar a consciência sobre a importância do equilíbrio emocional, tanto no ambiente de trabalho quanto na vida pessoal.

Assim, o Conte com a Gente, projeto da Diretoria de Desenvolvimento Humano e Cuidado (DHO) do IMED, oferece escuta ativa e suporte aos colaboradores dentro do Programa de Qualidade de Vida no Trabalho (PQVT) "Cuidando de quem Cuida". Criado a partir da observação das necessidades dos profissionais durante e após a pandemia, o projeto atende, presencialmente ou via WhatsApp, questões relacionadas a emoções, trabalho, vida pessoal, finanças e assuntos jurídicos.

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem