Livro “Circuito das Frutas – História, Cultura e Turismo” destaca identidade territorial, patrimônio e economia criativa de dez municípios paulistas


Capa do livro "Circuito das Frutas – História, Cultura e Turismo", por Márcio MA, destacando a riqueza cultural e turística do interior paulista.

“Circuito das Frutas – História, Cultura e Turismo”, obra de Márcio Masulino (Foto: Divulgação/ Márcio Masulino)


A KM Cultural, em parceria com a Concessionária Rota das Bandeiras, lança no dia 1º de dezembro, às 15 horas, na sede da Concessionária, em Itatiba (SP), o livro “Circuito das Frutas – História, Cultura e Turismo”, obra de fine art que documenta e interpreta a construção histórica, cultural e paisagística de um dos mais estruturados polos de turismo rural e gastronômico do Estado de São Paulo.

O projeto contempla os dez municípios que integram oficialmente o Circuito das Frutas — Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba, Valinhos e Vinhedo — cidades cuja vocação agrícola, tradição imigrante e forte conexão logística com importantes rodovias estaduais e federais consolidaram um território singular no interior paulista.


A obra se destaca por unir fotografia autoral, pesquisa histórica e linguagem editorial contemporânea. O livro registra desde o patrimônio ferroviário e a herança das fazendas de café até as festas tradicionais, a produção de frutas de excelência e os novos roteiros ligados ao turismo rural, cultural e de experiência.




Imagens realizadas por Márcio Masulino, fotógrafo e documentarista

Segundo Márcio Masulino, fotógrafo, documentarista e idealizador do projeto, “a proposta foi produzir um material de referência para pesquisadores, gestores públicos, especialistas em turismo e profissionais da cultura. O Circuito das Frutas é um território que articula economia criativa, gastronomia, agricultura e identidade local de forma exemplar.”

Integrada a essa visão de desenvolvimento regional, destaca-se o papel das rodovias que estruturam o Corredor Dom Pedro e contribuem para o acesso dos turistas e o escoamento da produção do Circuito das Frutas. São cerca de 450 mil veículos por dia, circulando entre municípios que concentram indústrias, centros logísticos, áreas agrícolas, instituições de ensino e polos turísticos. Essa malha viária robusta e estratégica amplia o fluxo de visitantes, dinamiza o turismo intermunicipal e fortalece o intercâmbio cultural entre as cidades.

O livro integra um programa de circulação cultural desenvolvido pela KM Cultural, acompanhado de um portal digital com conteúdo gratuito, que amplia o acesso às informações históricas, turísticas e culturais reunidas ao longo do projeto. Os exemplares serão distribuídos gratuitamente para bibliotecas públicas, Secretarias de Cultura e Turismo, centros de pesquisa, museus e instituições públicas, fortalecendo a preservação da memória regional.

Para a Rota das Bandeiras, concessionária responsável por parte estratégica da malha viária que conecta as cidades do Circuito, o projeto reforça seu compromisso com a integração entre cultura, turismo e desenvolvimento territorial.

“O Circuito das Frutas é um importante vetor de desenvolvimento econômico e turístico. Apoiar um projeto que sistematiza e divulga esse patrimônio fortalece políticas públicas e iniciativas privadas ligadas ao setor”, destaca Douglas Longhi, diretor-presidente da Rota das Bandeiras.


Serviço - Lançamento oficial

Livro: Circuito das Frutas – História, Cultura e Turismo
Data: 1º de dezembro, às 15h
Local: Sede da Concessionária Rota das Bandeiras – Itatiba (SP)
Público: Autoridades, imprensa especializada, representantes do trade turístico, gestores públicos e convidados.


NOTÍCIAS | Isso é Brasil

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem